sábado, 7 de maio de 2011

O Plano de Necessidades do Instituto de Matemática

A Superintendência de Infra-estrutura da UFRGS (SUINFRA) elaborou o plano de expansão física das instalações da UFRGS que, tão logo finalizado, será encaminhado à Prefeitura Municipal de Porto Alegre, permitindo a expansão regrada de nossa Universidade.
Este plano contempla a construção dos prédios com recursos já alocados através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), além de áreas destinadas a futuros prédios no que hoje é o estacionamento para estudantes e visitantes próximo à entrada do Setor 1 do Campus do Vale.
De um total de seis prédios planejados pela SUINFRA, três serão destinados ao Instituto de Matemática. Estes prédios terão uma área total de 2.500m², com área útil de 1.650m². Serão prédios de sete andares, onde os dois primeiros serão reservados à estacionamentos e os cinco restantes destinados às salas.
Assim, a fim de solicitar à SUINFRA a elaboração do projeto civil da obra, de acordo com a Portaria Interministerial MPOG/MF/CGU Nº 127, de 29 de maio de 2008, o Instituto de Matemática elaborou o Planos de Necessidades, apontando todas as demandas da Unidade.
Tal plano, aprovado na 227ª Reunião do Conselho da Unidade do Instituto de Matemática, ficou a cargo dos professores Dagoberto Adriano Rizzotto Justo (Matemática) e Fernando Hepp Pulgati (Estatística).

Em resumo, a distribuição de salas por andar e prédio ficou da seguinte maneira:
Prédio A:
Andar 5: Gabinete dos professores, Salas de Reunião
Andar 4: Gabinete dos professores, Salas de Reunião
Andar 3: Salas alunos PPG, Laboratórios de Ensino
Andar 2: Laboratórios de Ensino; Monitoria
Andar 1: Laboratórios de Ensino; Monitoria
Prédio B:
Andar 5: Gabinete dos professores, Salas de Reunião
Andar 4: Gabinete dos professores, Salas de Reunião
Andar 3: Laboratórios de Pesquisa, Setor de Recursos Computacionais, Central de Computadores
Andar 2: Laboratórios de Pesquisa, Salas alunos PPG
Andar 1: Laboratórios de Pesquisa, Salas alunos PPG
Prédio C:
Andar 5: Gabinete dos professores, Salas de Reunião
Andar 4: Gabinete dos professores, Salas de Reunião
Andar 3: Anfiteatro, Salas de Conferência
Andar 2: Direção, Chefias dos Depto, NAE, laboratório NAE, Salas Aula PPGs
Andar 1: Administração, COMGRADs, Salas PPGs, Reprografia, Sala Convivência

Outras propostas apresentadas no Plano de Necessidades e que valem ser destacadas são:
- Todas as salas climatizadas (com aparelhos de ar-condicionado).
- Prioridade para soluções que eliminem o ruído ao máximo tais como: paredes divisórias de gesso acartonado com lã de rocha ou lã de vidro para isolamento acústico e/ou térmico. Também aparelhos de ar condicionado Split (que são mais silenciosos).
- Acesso à rede WiFi (de 108Mbits/s, padrão IEEE 802.11n – repetidores e antenas com raio de alcance de 300m instaladas com sobreposição de área de alcance ao longo dos prédios e dentro dos laboratórios de informática e salas de aula/ conferência/ reuniões/ administrativas).
- Câmeras de vigilância instaladas em todos os prédios e corredores, de grande amplitude, para controle de acesso e circulação.
- Acesso aos prédios através de portarias com catracas eletrônicas.

Por fim, destaco a sugestão por mim apresentada, e contemplada no referido Plano de Necessidades, de salas de monitoria para os estudantes de graduação. Conforme o documento, a Sala de Monitoria possivelmente será dividida em duas salas para ocupar melhor o espaço (uma com área de 56 m² e outra de 24 m²).
Enfatizo que salas de monitoria são uma demanda antiga dos estudantes de graduação e que, no ano de 2010, apresentei projeto requisitando as mesmas, protocolado como Pedido de Providências nº 01/2010 e registrado na UFRGS sob número 23078.005125/10-09, com o seguinte texto:
PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 01/2010.
Exmº. Sr Diretor do Instituto de Matemática,
O Conselheiro que o presente subscreve, requer que seja encaminhado pela Direção do Instituto de Matemática, o que segue:
PEDIDO DE PROVIDÊNCIA.
Providenciar local adequado, onde os Monitores Acadêmicos das disciplinas do Departamento de Estatística possam exercer suas atividades.
JUSTIFICATIVA.
Atualmente, em virtude da inexistência de local adequado, os Monitores Acadêmicos têm que atender os discentes das disciplinas do Departamento de Estatística em locais impróprios, como corredores e saguões de prédios da UFRGS, mesas de bares e lanchonetes existentes dentro da Universidade, além de bibliotecas, muitas vezes até prejudicando outros estudantes que lá estão para fazerem seus estudos em um ambiente mais silencioso.
Assim, no intuito de atender os anseios da comunidade discente desta Universidade, bem como proporcionar melhorias no tocante a qualidade dos serviços prestados pelos Monitores Acadêmicos, é que estamos encaminhando a esta direção tal pedido de providência.
Porto Alegre, 04 de Março de 2010.
Cons. Gabriel Afonso Marchesi Lopes.
Representante Discente no
Colegiado do Departamento de Estatística
Hoje, fico feliz por ver os frutos daquele singelo pedido, cuja concretização, inegavelmente, irá contribuir para a Excelência Acadêmica e para a manutenção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na posição de destaque entre as universidades brasileiras como reconhecido centro de geração de conhecimento.
A expansão do Instituto de Matemática não beneficiará apenas os estudantes deste instituto, mas todos aqueles que usufruem de seus serviços, através de suas disciplinas e professores altamente qualificados. Assim, seguimos no caminho da Excelência e da busca de benefícios concretos e duradouros para toda a comunidade universitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link-Me Colmeia: O melhor dos blogs LinkLog Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!