sábado, 7 de maio de 2011

Nova regência nas disciplinas MAT02207, MAT02208, MAT02214 e MAT02215

A regência das disciplinas de Estatística Econômica (MAT02207), Econometria (MAT02208), Estatística Geral I (MAT02214) e Estatística Geral II (MAT02215), em virtude da aposentadoria do docente Sérgio Fischer, professor da UFRGS desde 1975 e servidor da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE) desde 1973, foi discutida na 350ª Reunião do Colegiado do Departamento de Estatística da UFRGS.
A disciplina de Estatística Econômica (MAT02207) é oferecia ao curso de Estatística no rol das disciplinas eletivas e, na mesma forma, também para os cursos de Administração e Bacharelado em Matemática, na ênfaseem Matemática AplicadaComputacional, sendo obrigatório nos currículos de Ciências Atuariais e Ciências Econômicas. Seu objetivo é a apresentação de ferramentas básicas para capacitação no desenvolvimento de avaliações e estudos empíricos em economia, complementando o marco conceitual apresentadoem estatística. Oferramental foca a identificação, estimação e interpretação de relações entre variáveis econômico-financeiras.
Já a disciplina de Econometria (MAT02208) não consta entre as disciplinas eletivas do curso de Estatística, porém há a disciplina de Análise Econométrica (MAT02242) cuja súmula se assemelha ao discutido nesta cadeira, que é obrigatória nos cursos de Ciências Atuariais e Ciências Econômicas, eletiva para o curso de Administração e alternativa para o curso de Bacharelado em Matemática com ênfaseem Matemática AplicadaComputacional.Seu objetivo é aprofundar os conceitos iniciais vistos na disciplina de Estatística Econômica.
Em relação às disciplinas de Estatística Geral I (MAT02214) e Estatística Geral II (MAT02215), ditas disciplinas de serviço por não constarem no currículo do curso de Estatística da UFRGS, uma vez que substituídas por outras mais apropriadas à esta graduação, há o oferecimento semestral para os cursos de Ciências Atuariais, Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis e Administração Pública e Social. O objetivo da disciplina MAT02214 é a apresentação de ferramentas básicas para capacitação no desenvolvimento de avaliações e estudos empíricos, enquanto que a MAT02215 busca complementar o marco conceitual apresentadoem Estatística Geral I.
Assim, por decisão do Colegiado do Departamento de Estatística, indicou-se o docente Hudson da Silva Torrent, Economista pela UFMG, com mestrado em Economia pela UFRGS e doutorado em Economia pela UFRGS com período sanduíche na Oregon State University, professor do quadro efetivo desde 2010, como novo regente das supracitadas disciplinas.
Por fim, seguem, em conformidade com o site da UFRGS, as súmulas das disciplinas citadas:
ESTATÍSTICA ECONÔMICA
Descrição estatística de fenômenos econômicos. Análise de Correlação: paramétrica e não paramétrica. Análise de Séries Temporais. Análise de Decisão Bayesiana. Números-Índices de Concentração.
ECONOMETRIA
Econometria e modelos econométricos: modelos estáticos uni e multiequacionais; análise de regressão, principais problemas na análise de regressão, estimação de modelos de equações simultâneas; o problema da identificação. Modelos à Teoria Dinâmica.
ESTATÍSTICA GERAL I
Probabilidade: Conceito, axiomas e teoremas fundamentais. Variáveis aleatórias. Distribuições de probabilidade. Estatística descritiva. Distribuições teóricas e empíricas. Distribuições unidimensionais e bidimensionais.
ESTATÍSTICA GERAL II
Introdução à Teoria da Amostragem, principais esquemas. Inferência Estatística: Processos de decisão, Teoria da Estimação, Testes de Hipóteses e Análise de Variância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link-Me Colmeia: O melhor dos blogs LinkLog Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!