terça-feira, 11 de outubro de 2011

Saúde para os Estudantes – Qualidade para a UFRGS

Não há dúvidas de que um estudante adoentado tem seu rendimento diminuído. Gripes, entre outras moléstias, causam, indubitavelmente, fadiga, fraqueza, desânimo, enfim, um mal-estar que faz com que o discente falte às aulas, seja prejudicado em suas tarefas acadêmicas com reflexos negativos não apenas para ele, mas para toda Universidade.

Cuidar da saúde dos estudantes também é responsabilidade da Universidade, ao menos a nível preventivo.

Nesse sentido, o Conselheiro Gabriel Afonso Marchesi Lopes apresentou projeto (Proc. UFRGS: 230780120461046) para que a vacinação para gripe sazonal (gripe comum), até então oferecida apenas aos servidores, fosse extensiva aos discentes.

Primar pela Saúde dos Estudantes é primar pela qualidade de suas atividades, seja em nível de ensino, pesquisa ou extensão. É fortalecer a Excelência Acadêmica, garantindo uma melhor qualidade de vida aos Estudantes.

Abaixo, o projeto sobre a disponibilização de Vacinas para Gripe Comum aos Estudantes:

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 06/2010

Exmº. Sr. Pró-Reitor da Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGESP,

O Conselheiro que o presente subscreve, requer que seja encaminhado pela Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas, o que segue:

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA

Providenciar, junto ao Departamento de Atenção à Saúde da UFRGS (DAS), que a vacinação para a gripe comum (sazonal), hoje disponível para os servidores ativos e aposentados, com 60 anos ou mais que sejam portadores de doenças crônicas, também seja disponibilizada para os discentes de nossa Universidade, da mesma forma como foi disponibilizada no ano de 2009.

JUSTIFICATIVA

Conforme notícia no site da UFRGS, intitulada “Nova etapa de vacinação contra Gripe A e gripe comum”, publicada em 26/04/2010, a vacina para a gripe comum (sazonal) estará disponível somente para os servidores ativos, aposentados e pensionistas com mais de 60 anos.
A gripe comum representa um grave problema de saúde pública. Os surtos da enfermidade se agravam sobretudo no inverno e, nesse período, a doença se alastra rapidamente e as medidas de contenção costumam ser insuficientes. Ainda, cabe ressaltar suas sérias complicações, como pneumonias e exacerbação de doença pulmonar ou cardíaca, e óbitos. Assim, o método mais eficaz para se evitar a gripe e suas complicações é a vacinação.
No ano de 2009, a UFRGS promoveu ampla campanha de vacinação, garantindo a proteção da comunidade universitária contra esta doença, sendo, inclusive, minha pessoa uma entre tantas beneficiadas com a campanha promovida contra a gripe sazonal, tendo me vacinado no ambulatório do Campus do Vale.
Assim, não há razões para não estender, no corrente ano, este benefício aos discentes e expondo-los a risco grave e desnecessário.
Portanto, certo de Vossa compreensão e de que estaremos atendendo aos anseios da comunidade discente de nossa Universidade é que encaminhamos o presente Pedido de Providências.
Não obstante, no caso de indeferimento, requer o encaminhamento do processo ao DCE da UFRGS, para que, entendendo cabível, assuma a demanda, sem dispensar a intimação ao requerente sobre o indeferimento.


Porto Alegre, 28 de Abril de 2010.


Cons. Gabriel Afonso Marchesi Lopes
Representante Discente no Colegiado do Departamento de Estatística

Um comentário:

  1. Meu seu blog é muito maneiro, fantástico gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho e desejar muito sucesso no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e de seus famíliares
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir

Link-Me Colmeia: O melhor dos blogs LinkLog Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!