quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Eleições para Vice-Diretor do Instituto de Matemática da UFRGS



Em razão do afastamento para pós-doutorado da vice-diretora do Instituto de Matemática da UFRGS (IM/UFRGS), por período superior à 120 dias, ocorreu a vacância do cargo de Vice-Diretor, de acordo com o art. 90 do Estatuto da UFRGS.

Conforme dispõe a Lei nº 9.192, de 21 de dezembro de 1995 e seu decreto regulatório (nº 1.916, de 23 de maio de 1996), deverá ser realizada eleição para preencher o cargo de vice-diretor do IM/UFRGS.

Assim, foi nomeada Comissão de Consulta composta pelo Prof. Carlos Hoppen (presidente), Sr. José Leonardo Gallicchio Aronna (representante técnico-administrativo no Conselho do Instituto) e Sr. Gabriel Afonso Marchesi Lopes (representante discente dos cursos de graduação no Conselho do Instituto), a fim de proceder com consulta à comunidade do Instituto de Matemática da UFRGS para organização da lista tríplice com vistas à nomeação do vice-diretor.

A consulta será realizada no dia 24 de outubro de 2011 (segunda-feira), no horário das 9h às 20h30min, e será feita exclusivamente de forma eletrônica, acessando-se a urna eletrônica disponibilizada pelo CPD/UFRGS, através do Portal do Servidor e do Portal do Aluno e de “link” para a mesma na página Internet do Instituto de Matemática, a partir de qualquer computador conectado à Internet.

Vale lembrar que o Conselheiro Gabriel Afonso Marchesi Lopes é o maior entusiasta das eleições eletrônicas na UFRGS, defendendo a adoção deste sistema, no Conselho de Entidades de Base, como o mais adequado e seguro para eleições do Diretório Central de Estudantes da UFRGS.

Como pontos favoráveis à eleição eletrônica, o Conselheiro Gabriel Afonso Marchesi Lopes destaca:

FACILIDADE - Todos os eleitores podem votar em qualquer computador habilitado, uma vez que o sistema é integrado. Sendo que, cada eleitor não pode votar mais de uma vez. Isso elimina totalmente o inconveniente da falta de cédulas em determinados cursos, como amplamente observamos, nas últimas eleições.
REPRESENTATIVIDADE – Como ocorreu nas últimas eleições para reitoria, devido as facilidades deste processo, um maior quórum votante participa do processo, dando mais legitimidade a eleição.
AGILIDADE - Com a eleição digital a apuração é mais rápida e, sobretudo, mais segura. Nesse ponto, destaca que os cerca de 11.613 votos das eleições para reitoria estavam apurados até a meia-noite, enquanto que, nas eleições para o DCE de 2007 , que ainda utiliza urnas de pano, houve até o lamentável caso da “urna fantasma”, que foi encontrada semanas depois na sala da comissão eleitoral, mostrando a total falta de segurança do processo.
SEGURANÇA - Neste tipo de votação aumenta a impossibilidade de ocorrência de fraudes. Uma vez que todos os votos são concentrados num único lugar (a Central de Processamento de Dados - CPD), há maior facilidade de fiscalização. O programa utilizado tem regras claras, fixas. E qualquer ocorrência de fraudes deixaria irregularidades (com provas materiais), garantindo a segurança e a lisura do processo.
BAIXO CUSTO – A facilidade de acesso ao Sistema de Eleições, através de qualquer computador com acesso à internet, diminui a necessidade de alocação de urnas em diversas Unidades, bem como, a disponibilização de diversas cédulas eleitorais, o que faz com que esse sistema também tenha um custo inferior àquele das urnas de pano.


O calendário eleitoral é o seguinte:

26/09/2011 – Início do prazo de inscrições dos candidatos
30/09/2011 – Término do prazo de inscrições dos candidatos
03/10/2011 – Divulgação das relações dos votantes docentes, técnico-administrativos,
discentes e dos candidatos inscritos. Início do prazo de impugnações das candidaturas e dos votantes duplamente relacionados
06/10/2011 – Encerramento do prazo de impugnações
07/10/2011 – Julgamento dos pedidos de impugnação e divulgação dos resultados
24/10/2011 – Realização da Consulta, das 9h às 20h30min
25/10/2011 – Divulgação dos resultados da Consulta e abertura do prazo para                                                       encaminhamento de recursos
26/10/2011 – Encerramento do prazo para encaminhamento de recursos
27/10/2011 – Julgamento dos recursos e divulgação dos resultados
27/10/2011 – Encaminhamento dos resultados para a Direção do Instituto.


MAIS INFORMAÇÕES
Mais informações sobre o Sistema de Eleições Eletrônicas da UFRGS podem ser encontradas no trabalho técnico de José Luis Machado e Ricardo Vieira (técnico analista de sistema do CPD da UFRGS), apresentado no Workshop de Tecnologia da Informação das IFES (1. : 2007 : Salvador). Caderno de resumos. Salvador : UFBA, 2007. 133 p., disponível no Lume - Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/8748  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link-Me Colmeia: O melhor dos blogs LinkLog Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!